00

O anonimato, ao usar a Internet, é um dado adquirido no mundo de hoje. Quando uma pessoa navega na web, seu dispositivo tem um endereço IP público. Suas informações de localização, como país de origem, estado, região e até mesmo cidade, podem ser determinadas a partir de um endereço IP.

O IP também pode ser usado para rastrear sua pegada digital. Seriam informações como quais sites você visitou enquanto navegava na Web, anúncios em que clicou e muito mais. Você pode não querer ter tais informações prontamente disponíveis para qualquer pessoa no mundo ver. Se for esse o caso, você provavelmente desejará ocultar seu endereço IP.

Você pode perguntar por que deveria tentar esconder seu endereço IP real enquanto navega na Internet se não estiver fazendo nada ilegal . Muitas pessoas associam a ocultação de seu endereço IP a hackers ou outras atividades ilícitas online. No entanto, a verdade é que há uma infinidade de razões completamente legítimas pelas quais você deseja ocultar seu endereço IP.

Seu endereço IP é sua identidade online – identifica seu dispositivo, sua rede, sua localização e sua atividade. É completamente razoável querer manter essa informação para si mesmo. Ocultar seu endereço IP é um primeiro passo essencial para recuperar o controle sobre sua própria privacidade. Isso é algo que todo usuário da Internet deveria querer fazer.

Razões para ocultar seu endereço IP

Como dissemos acima, existem vários motivos legítimos para ocultar seu endereço IP. Por exemplo:

  • Você pode estar se conectando à Internet usando redes Wi-Fi públicas ou Wi-Fi gratuitas, como em uma biblioteca, restaurante ou cibercafé. Se estiver, você estará vulnerável a ter sua atividade online rastreada por outra pessoa na mesma rede.
  • Sempre existe o risco de conexão não segura; talvez você não queira arriscar que suas informações privadas sejam expostas, então você prefere navegar anonimamente.
  • Você pode não querer que seus hábitos de navegação sejam observados por empresas ou anunciantes online.
  • Se você estiver visitando uma escola ou trabalhando para uma empresa que restringe ou filtra conteúdo da Web para usuários no WiFi, ocultar seu endereço IP pode ajudar a evitar essas restrições irritantes.
  • Você pode querer acessar o conteúdo que está disponível apenas para pessoas em determinadas áreas ou países.
  • Muito simplesmente, você pode não gostar da ideia de ter todos os seus movimentos monitorados e rastreados.

Como você pode ver, existem muitas razões pelas quais você deseja ocultar seu IP. Eles não têm nada a ver com atividade ilegal e tudo a ver com a proteção de sua privacidade.

Maneiras de ocultar seu endereço IP

Aqui estão as três melhores maneiras de ocultar seu endereço IP. Cada um tem compensações para segurança, custo, velocidade e privacidade.

Use uma VPN
Você pode ocultar seu endereço IP com uma VPN ou rede privada virtual. Ele serve como intermediário entre sua rede e seu dispositivo. Ele criptografa sua conexão e, portanto, seu tráfego de Internet. Também é útil para ocultar seu endereço IP, pois substitui seu endereço IP real por um endereço IP “virtual” fornecido pela VPN. Quando você se conecta à Internet, seja por meio de um navegador ou de um aplicativo, ninguém poderá ver seu endereço IP público, exceto seu provedor de VPN.

Como um servidor VPN não pode proteger seu endereço IP do provedor, é crucial que você escolha um serviço VPN confiável que não registre suas atividades. De certa forma, escolher um serviço VPN de baixa qualidade anula todo o propósito de uma VPN .

Use um proxy
Um servidor proxy é como uma VPN: ele pode mascarar seu endereço IP e alterar a localização do seu endereço IP. No entanto, os proxies não são tão robustos quanto as VPNs quando se trata de ocultar seu endereço IP . Eles ocultam seu endereço IP substituindo-o por um endereço IP falso antes que o tráfego da Web chegue ao seu destino final.

Mas os proxies não criptografam seu tráfego como uma VPN faz e também não ocultam seu endereço IP quando está a caminho do servidor proxy. Além disso, a maioria dos proxies não tenta esconder o fato de que você está usando um proxy. Um proxy é mais adequado para situações em que você não pode usar uma VPN e precisa de uma camada de privacidade adicional rápida. Considere-os como um passo abaixo de uma VPN.

Alternativas para ocultar seu endereço IP
Ocultar seu endereço IP é um bom passo para se proteger online. No entanto, certamente não é a medida definitiva que mantém seu status online anônimo ou protegido. Se você não quiser ocultar seu endereço IP completamente, ou mesmo se quiser e quiser manter-se ainda mais privado online, considere tomar essas medidas.

  • Você deve tornar o maior número possível de perfis privados, especialmente sites como Facebook, Twitter e outros sites populares de mídia social . Mantenha suas informações privadas privadas.
  • Obtenha um número do Google Voice para que, se for absolutamente necessário fornecer um número de telefone, você possa fornecer esse número e ainda receber chamadas e mensagens de texto sem fornecer seu número real.
  • Usar um alias online é útil. No entanto, há um risco de exposição se você se conectar com amigos nas mídias sociais usando um alias. Um de seus amigos é obrigado a usar seu nome verdadeiro em um comentário ou ao postar algo em seu mural. Seu perfil pode ser privado do público. Se o perfil do seu amigo não for, no entanto, e o post estava na parede deles, alguém com recursos suficientes cavando para descobrir quem você acabou de ter um passo mais perto.

Você é tão privado ou anônimo quanto seu elo mais fraco. A única maneira verdadeira de permanecer anônimo online é nem mesmo se conectar à internet.

Uma nota nas redes sociais
Em última análise, você nunca é completamente anônimo quando navega na web, não importa o quanto você tente encobrir seus rastros. Até mesmo ocultar seu endereço IP pode ajudar muito; cada servidor ou computador conectado à web tem um arquivo de log e, a menos que você seja o proprietário do servidor, não poderá obter seu endereço IP desses arquivos de log.

Um exemplo seria o Facebook. Se você visitar o Facebook, esteja conectado ou não, eles verão o endereço IP do qual você está se conectando . Mas isso não significa que seu computador será procurado e espionado. O Facebook tem mais de um bilhão de usuários; não há razão para temer que eles o destacariam.

Se você é um ávido usuário de mídia social em geral, ocultar seu endereço IP não terá tanto impacto em ocultar sua identidade online. Acesse o Google e pesquise seu nome , seu endereço de e-mail ou seu nome de usuário — qualquer nome de usuário que você usou para postar em um fórum ou outro site.

Você verá rapidamente que está tudo lá fora, e todas as informações que você forneceu de bom grado. Também pode haver outras informações, como sua idade ou sexo, que podem ter sido fornecidas por um site de terceiros. No entanto, se você está preocupado com a privacidade online, cortar as mídias sociais pode ser o primeiro lugar para começar

Para concluir
É importante observar que, embora esses métodos possam ocultar seu endereço IP e permitir que você navegue na Web com mais anonimato, não há como ser completamente anônimo ao se conectar à Internet. Seu provedor de serviços de Internet ainda pode registrar qualquer endereço IP atribuído a você.

Além disso, sem cobrir seus rastros de forma consistente, você pode acidentalmente escorregar e enviar um e-mail sem estar conectado à sua VPN, permitindo que o destinatário rastreie o e-mail de volta para você .

Alguns aplicativos e proxies VPN mantêm arquivos de log de sua atividade e saberão o endereço IP que você está usando para se conectar ao serviço deles. Se você se envolver em atividades ilegais, esses serviços podem vincular essas ações de volta ao seu computador. Pedimos que prossiga com cautela.

Perguntas Frequentes

É ilegal ocultar meu endereço IP?
Não é nem um pouco ilegal. A menos que você esteja usando seu computador com seu endereço IP para outras atividades ilegais, o que é problema próprio, apenas ocultar seu endereço IP está completamente em seus direitos legais como usuário de tecnologia. Você pode ocultar ou alterar seu endereço IP com qualquer um dos métodos deste artigo para proteger sua própria privacidade.

Posso ocultar meu endereço IP sem uma VPN?
Sim! Um dos métodos mais populares de ocultar um endereço IP sem uma VPN é por meio de um proxy . Um proxy não faz o trabalho tão bem quanto uma VPN. Ele não criptografa o tráfego da Web entre servidores. Mas lhe dará a privacidade que você precisa sem ter que passar por uma VPN.

O que ocultar meu endereço IP faz?
Resumindo, protege sua privacidade. Ocultar seu endereço IP impede o rastreamento de dados e protege você contra hackers. Também ajuda a manter seu histórico e pesquisas na Internet privados para você. Você estará fora do radar de certa forma e a salvo de qualquer pessoa que queira obter suas informações para qualquer finalidade.

Postar comentário

Vá para cima.
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?